terça-feira, 26 de maio de 2009

Pulmões


Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório nos mamíferos, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São dois órgãos de forma piramidal, de consistência esponjosa medindo mais ou menos 25 cm de comprimento. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os alvéolos totalizam-se em um total de 350 milhões e são estruturas saculares (semelhantes a sacos) que se formam no final de cada bronquíolo e têm em sua volta os chamados capilares pulmonares.

Branquias


Nos peixes e outros animais aquáticos, as brânquias ou guelras (termo vernáculo) são os órgãos da respiração, ou seja, é nelas que ocorrem as trocas gasosas entre o sangue ou linfa dos seus portadores e a água.
As brânquias são geralmente finas placas ou excrescências de tecido mucoso altamente irrigadas por vasos sanguíneos ou o seu equivalente para os animais sem este tipo de sistema circulatório, através de cujas paredes são realizadas as trocas gasosas. As guelras estão sempre localizadas no corpo do animal de modo a terem o máximo contacto com a água e, ao mesmo tempo, estarem protegidas.

Traqueia


Nos insectos, as traqueias são tubos condutores extremamente finos por onde o ar entra e sai graças ao bombeamento da musculatura do corpo. O ar entra com oxigénio e sai com gás carbónico sem que haja interacção com o sistema circulatório.

O sistema respiratório é formado por um conjunto de tubos e traqueias que se ramificam por todo o insecto. Esta ramificação é tão intensa que permite a ocorrência da troca a nível celular, ou seja, sem a participação da hemolinfa (sangue).

Respiração nos Animais

Difusão directa - As trocas gasosas ocorrem directamente com as células e o meio exterior, sem intervenção de um fluido transportador.

Difusão indirecta - Um fluido transporta os gases respiratórios entre as células e o meio exterior.

Circulação dupla e incompleta


Na circulação dupla e incompleta, o coração apenas possui duas aurículas e um ventrículo, passando o sangue duas vezes pelo coração e percorrendo dois trajectos diferentes, a circulação sistémica e a circulação pulmonar.
Devido à existência de um só ventrículo, era de esperar que o sangue arterial se misturasse com o sangue venoso. Tal não acontece, pois a contracção das duas aurículas não é simultânea. O primeiro sangue a ser bombeado é o venoso, que vai para os pulmões e para a pele, onde é arterializado. De seguida é bombeado o sangue arterial, que é conduzido para a cabeça e para as restantes partes do organismo.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Circulação Pulmonar

Na circulação pulmonar o sangue venoso e impulsionado pelo coração em direcção aos pulmões, onde é oxigenado, regressando ao coração.

Circulação Dupla Completa


Nos outros casos o sangue percorre dois percursos distintos, passando pelo coração em ambos os casos.

Circulação simples


- É típico dos peixes, o coração tem só um trajecto passando apenas uma vez pelo coração na forma de sangue venoso em cada ciclo circulatório.
- O coração dos peixes possui das cavidades, um ventrículo e um aurículo.
- Devido a este facto a oxigenação dos tecidos e pouco eficaz.

Transporte nos Animais

A sobrevivência só é possível se houver um trabalho de fornecimento de nutrientes as células e a remoção de produtos do metabolismo por elas produzido.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Estomas


- Os estomas são estruturas celulares que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. Está localizado geralmente na epiderme inferior, evitando o excesso de transpiração devido a intensidade de luz que atinge a epiderme superior.
- São estruturas constituídas por um conjunto de células localizadas na epiderme dos Traqueófitos, especialmente sobre a face estrutura da folha das plantas vasculares abaxial das folhas, com a função de estabelecer comunicação do meio interno com a atmosfera, constituindo-se em um canal para a troca de gases e a transpiração do vegetal.

Reflexão:
- Reflexão Eu e os meus colegas podemos observar os estomas numa aula laboratorial através do microscópio óptico composto e apesar de ter demorado bastante tempo a encontrar um estoma, achei muito interessante.

Seiva elaborada

- A seiva elaborada é uma solução composta principalmente por aminoácidos e sacarose, um dissacarídeo produzido a partir da glicose, um açúcar simples que é produzido na fotossíntese.

A ascensão da seiva Bruta

- As forças de coesão entre as moléculas de agua e a sua adesão as paredes dos vasos xilémicos permitem a manutenção de uma coluna continua de agua em ascensão a partir da raiz, puxado pela tensão gerada nas folhas.

Transpiração nas Plantas


- Mais de 90% da agua absorvida pelo solo é perdida através da transpiração, essencialmente durante o dia.
- O vapor perdido vai criar um défice nas células da parenquima clorofilina das folhas, tornando-as hipertonias em relação ao xilema e gerando uma pressão negativa que obriga a água a abandonar o xilema e entram nos tecidos clorofilinos.

Hipotese da pressão radicular

- Esta hipótese postula que existe uma pressão formada na raiz (pressão radicular) que impele a seiva bruta para cima.
- A acumulação de iões nas células radiculares (por transporte activo), faz com que a concentração de solutos aumente pelo que a água entra na raiz por osmose.
A acumulação de água na raiz provoca então uma pressão radicular (pressão positiva da raiz) que força a água a subir.

Floema


- O floema é o tecido das plantas vasculares encarregado de levar a seiva elaborada pelo caule até à raiz e aos órgãos de reserva.

- A seiva elaborada, que é uma solução aquosa de substâncias orgânicas, é transportada através do floema desde os órgãos da planta com capacidade fotossintética até aos outros órgãos que funcionam como consumidores dessas substâncias, nomeadamente, os meristemas, as células do interior do caule, da raiz, das flores, dos frutos e dos órgãos de reserva.

Xilema


- O xilema e o tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos (seiva bruta) desde a raiz até às folhas.
- É um tecido complexo porque é formado por diferentes células.

Plantas vasculares


- As plantas vasculares, como os fetos e plantas com sementes, apresentam tecidos especializados na condução de seiva, fenómeno conhecido por translocoção.