domingo, 13 de dezembro de 2009

Dos seres Procariontes aos seres Eucariontes

As células procarióticas são estruturas simples, mas possuem uma grande diversidade metabólica, embota não tenham quaisquer organelos. Já as células eucarióticas apresentam uma constituição bem mais complexa do q as células procariónticas.
Existem dois modelos para a evolução das células procarióticas a células eucarióticas. O modelo autogenético e o modelo endossimbiotico.

- Modelo Autogenético - admite que a célula eucariótica surge a partir de organismos procariontes.
O modelo autogénico defende que as células eucarióticas surgiram a partir de células procarióticas que desenvolveram sistemas endomembranares a partir de invaginações existentes na membrana plasmática.
Foi possível às células fazer uma divisão interna das suas funções, ou seja, os organelos especializaram-se.


- Modelo Endossimbiotico - admite que a célula eucariótica surge a partir de várias células procarióticas que se associam numa relação simbiótica, sofrendo alterações durante essa relação. Uma célula procariótica ancestral terá capturado outras células procarióticas com benefício mútuo para todas as participantes. Mais tarde, cada uma destas células procarióticas especializou-se no sentido dos diferentes organitos membranares da célula eucariótica. O facto de cloroplastos e mitocôndrias possuirem DNA e ribossomas semelhantes ao dos procariontes, apresentarem as suas membranas internas e dividirem-se independentemente da célula que os contém faz com que este seja o modelo mais aceite.



Reflexão:
Apesar de os nomes dos modelos serem um pouco complicados a sua explicação é bem simples (a meu ver). Foi uma matéria q eu consegui acompanhar bem e perceber.

Sem comentários: