- Estruturas homologam - Apresentam origens semelhantes normalmente com aspectos diferentes. Descendem por evolução divergente de um ancestral comum.

- Estruturas análogas – Apresentam origem embriológica diferente, com funções semelhantes em ambientes semelhantes, mas não evidenciam parentesco.

- Estruturas vestígiais – São estruturas atrofiadas, sem função evidente, mas que desempenharam uma função importante em antepassados.

- Fósseis – Os fósseis, ao revelarem espécies inexistentes actualmente, contrariam a ideia da imutabilidade e apoiam o evolucionismo.

- Fósseis de transição – As formas fósseis de transição apresentam características intermédias de grupos deferentes de organismos actuais, revelando a sua interdependência evolutiva.

- Embriões – O estudo comparado de embriões revela semelhanças nas primeiras fases de desenvolvimento de diferentes grupos.

- Hibridação de DNA – A comparação de sequencias de bases e a hibridação de DNA permitem estabelecer relações evolutivas. A taxa de hibridação é proporcional ao grau de parentesco evolutivo.

Sem comentários:
Enviar um comentário