domingo, 15 de novembro de 2009

Ciclo Celular

O ciclo celular é o conjunto de processos que se passam numa célula viva entre duas divisões celulares. O ciclo celular consiste na intérfase e na fase mitótica, que inclui a mitose e a divisão celular (citocinese)

Interfase
A interfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da segunda. É um período de intensa atividade na célula, quando ocorre a duplicação do material genético.
A interfase divide-se em três fases:
Fase G1 - Nesta verifica-se a formação de organitos celulares e, consequentemente, a célula cresce.
Fase S - É nesta fase que ocorre a auto-replicação das moléculas de DNA.
Fase G2 - Neste período dá-se a sintese de moléculas necessárias à divisão celular (como os centríolos).

Fase mitótica
Como já foi dito a fase mitótica divide-se em duas fases: a Mitose e a Citocinese.

Mitose
Prófase - Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomas duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear.



Metáfase - A Metáfase é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomas estão ligados às fibras cinetocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico.



Anáfase - A anáfase é uma fase da mitose que sucede a metáfase e antecede a telófase durante a qual os cromatídeos que constituíam os cromossomas que se encontravam alinhados na placa equatorial se separam devido à québra do centrómero e migram para os polos do fuso acromático.



Telófase - A telófase é a fase mitótica em que os cromossomas começam a se desespiralizar. A carioteca ou invólucro núclear reconstrói-se, os cromossomas reúnem-se nos polos do fuso, os microtúbulos cinetocorianos desaparecem e o nucléolo reaparece.



Citocinese - Terminada a divisão do núcleo, ou seja, a cariocinese, inicia-se a citocinese, que é a divisão do citoplasma e da célula toda.



Reflexao:
Esta foi uma matéria que eu gostei especialmente, não só pela importância q este processo tem para a vida humana, mas também porque achei a divisão celular muito interessante.

Biografia:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_celular
- Aulas do professor José Salsa

Sem comentários: