sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Síntese proteica

A síntese proteica é um fenómeno relativamente rápido e muito complexo, que ocorre no interior das células. Este processo tem 3 fases: Transcrição, processamento e tradução.

Transcrição - É um processo que se inicia com a ligação do RNA polimeraze a locais específicos do DNA no núcleo. De seguida ocorre o rompimento dos pontos de hidrogénio e separação de DNA, onde se vão ligar nucleotideos livres formando um molde no sentido 5´->3´, o mRNA.
Após a polimerização do mRNA ele liberta-se e restabelece-se os tontos de hidrogénio da estrutura original.


Processamento do mRNA - É um processo em que os intrões, (sequencias de nucleotideos sem significado na síntese de proteínas) são removidos, e os exões, ligam-se entre si.



Tradução - Neste processo, a informação genética contida no mRNA é traduzida numa sequência de aminoácidos, havendo intervenção do mRNA (contem a informação para a síntese de proteínas), aminoácidos (molécula básica para a construção de proteínas), tRNA (transfere os aminoácidos para os ribossomas), ribossomas (sistema de leitura onde ocorre a tradução), enzimas (catalisam as reacções) e por fim o ATP (transfere energia para o sistema).


Biografia:
- Aulas de Biologia e Geologia do professor José Salsa
- http://www.virtual.epm.br/cursos/biomol/transcri/gif/transcr4.gif
- http://www.redeeduca.com.br/editor/assets/codon.jpg
- http://www.icb.ufmg.br/prodabi/prodabi3/grupos/grupo1/images/sinteseRNA.gif

Sem comentários: