domingo, 15 de novembro de 2009

Projecto genoma humano

O que é o genoma humano?
- É o código genético humano. Em termos genéricos é o conjunto dos genes humanos. Neste material genético está contida toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este codigo está contido em cada uma das nossas células. O genoma humano distribui-se por 23 pares de cromossomas que, que por sua vez, contêm os genes. Toda esta informação é codificada pelo ADN (ácido desoxirribonucleico) que se organiza numa estrutura de dupla hélice, formada por quatro bases que se unem invariavelmente aos pares - adenina com timina e citosina com guanima.


Fundação do PGH
- Em 1990 foi fundado o projecto genoma humano, e logo de seguida já contava com mais de 5000 cientistas de mais de 250 nacionalidades.

Integrantes do PGH
- O Projecto genoma humano foi um consórcio internacional. Basicamente, 18 países iniciaram programas de pesquisas sobre o genoma humano. Os maiores programas desenvolvem-se na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Suécia e União Europeia.

Objectivos do PGH
- Localizar e determinar as sequências que compõem o DNA humano.
- Armazenar essa informação em bancos de dados, desenvolver ferramentas eficientes para analisar esses dados e torná-los acessíveis para novas pesquisas biológicas.



Importância do PGH
- O projecto genoma humano, veio facilitar o desenvolvimento de medicamentos muito mais potentes, a compreensão de diversas doenças genéticas humanas e facilitar a realização de novos projectos.
- O projecto genoma humano já completou a descoberta de mais de 1800 genes de doença, assim como facilita a identificação de outros genes associados a doenças. As ferramentas desenvolvidas no PGH continuam a servir para caracterizar genomas de outros organismos importantes.
- Foi assim um grande impulsionador do conhecimento do genoma, de novas técnicas para o combate as doenças, e principalmente conhecer as causas das doenças.

Reflexão:
Este trabalho foi muito produtivo para mim, porque para além de ter ficado a conhecer mais sobre o ADN, adquiri conhecimentos que ate a data não tinha, como é o caso da importância do projecto genoma humano.

Sem comentários: