sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A Meiose

A Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomas reduzido pela metade. Por este processo são formados gâmetas e esporos.

A meiose permite a recombinação genética, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada.



A meiose conduz à redução do número dos cromossomas à metade. A primeira divisão é a mais complexa, sendo designada divisão de redução. É durante esta divisão que ocorre a redução à metade do número de cromossomas. Na primeira fase, os cromossomas emparelham-se e trocam material genético, antes de separar-se em duas células filhas. Cada um dos núcleos destas células filhas tem só metade do número original de cromossomas. Os dois núcleos resultantes dividem-se na Meiose II (ou Divisão II da Meiose), formando quatro. Qualquer das divisões ocorre em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Reflexão: Este é dos processos mais importantes para a vida e para a reprodução sexuada. Se este processo não existisse, a vida como a conhecemos também não, visto que não era possível a existência de reprodução sexuada. Foi um tema que me despertou bastante interesse devido a sua importância.

Sem comentários: